A Guerra!   


Ucrânia - Rússia


O mundo de novo a ser bombardeado com imagens de guerra que partem o coração dos mais sensíveis humanos (...) esta guerra desencadeada pela Rússia contra a Ucrânia [dia 24 de fevereiro 2022 às 6 horas da manhã, 3 da manhã em Portugal] momento em que o Presidente da Rússia Vladimir Putin "chama operação militar" a um movimento de tropas que bombardeiam Kiev e outras cidades com mísseis, desta forma iniciou a guerra.



Ao ataque das tropas Russas inevitavelmente reagem as tropas Ucranianas, derrubam, fazem explodir uma ponte [ponte de Ivankiv perto de Kiev] para impedir o avanço das tropas Russas com coluna de tanques Russos. Isto parece um procedimento inteligente, apesar de não conseguirem evitar as evasões/entrada das tropas por outras cidades. A atitude do Presidente da Ucrânia Volodimir Zelenskii em proibir todos os homens dos 18 aos 60 de saírem do país, é previsível e normal, porque a perda de  uns implica a necessidade da existência de outros. 



O desafio lançado pelo Vladimir Putin aos Ucranianos é corajoso pedir-lhes que derrubem o governo de Volodimir Zelenskii, porque é composto por Nazis viciados em droga. Perante isto um governo tem sempre oposição, mas num caso de guerra assim não deve surtir efeito. Ao se verem envolvidos numa guerra com estas caraterísticas, o que querem é provavelmente sobreviver e sair do país se possível. Talvez seja um argumento de menor impacto no assunto guerra.

Não seria melhor haver cedência e permitir que a Ucrânia seja independente? Se os Ucranianos querem ser independentes, não será melhor que destruir a potência/povo [se lhe podemos chamar assim, porque a Ucrânia abriu mãos das armas nucleares faz tempo (entregou as armas à Rússia com a garantia de não ser ameaçada e invadida, data de 1994) e agora está a ser bombardeada] com o objetivo de a conquistar? A Ucrânia vive muitos problemas que se calhar, também não lhe compensa tentar resistir a uma guerra que a destrói. Mas em caso de ataque reage (...)

O acordo com a cedência de uma das partes deverá ser bem trabalhado.

De qualquer modo a defesa em caso de ataques Russos à Ucrânia, tem de existir [defesa/reagir] Se não instala-se a destruição em massa. 

Uma guerra na Europa à qual estamos a assistir e os países chamados a intervir como aliados, porque não tentam resolver esta guerra,  evitar a destruição?  

Aliarem-se de forma a conseguir uma união vantajosa para ambos os países, Ucrânia - Rússia. Melhorar a vida dos povos!

Isto é uma guerra política, não propriamente muito fácil de entender, porque existem muitos fatores complexos que movem as potências intervenientes. O papel da Nato e no caso de serem enviados a intervir (preocupante) Portugal na Nato.

O mundo expectante a acompanhar o desenrolar da guerra (...)

O homem tem um  perigoso espírito destrutivo <> destrói tudo que constrói. 

Existem outras guerras com base noutro tipo de destruição e é destruir muitas das vezes pessoas singulares, sem armas de fogo, sem armas nucleares. Estas guerras existem e só sabe da sua existência quem as vive e tem capacidade de perceber, que é isso, que estão a fazer injustamente.

São guerras disfarçadas, guerras dissimuladas como que sejam atitudes de práticas do bem em beneficio de que inventam "não estar bem" (...)

Absurdamente as guerras não fazem sentido, não se justificam. Só tem fundamento para quem gera o conflito.

Os olhos ansiosos do mundo postos em TVs e jornais, a ver o massacre dessa gente num sofrimento indescritível.

As crianças a serem marcadas por um sofrimento, que deixará marcas para "o resto da vida."

(a seguir o acontecimento) brevemente haverá mais notícias, assim serão os dias que se seguem. 

Até quando?

É triste a guerra! Um cenário de destruição material e humano!

Imagens de um ensanguentado inferno em chamas!

Há guerras cuja destruição é visível [tal com esta Ucrânia - Rússia] porque os fortes destroem com as armas!

Outras há cuja destruição não é propriamente visível, porque os fracos destroem com a língua (caneta e papel).

Próximas notícias ...

In minhaspáginas abs 08/03/2022

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue